O que é o padrão de rede 3G?



:. O padrão 3G é a terceira geração de padrões e tecnologias de comunicação móvel, que veio substituir o padrão 2G. É baseado na família de normas da União Internacional de Telecomunicações (UIT) .:



O padrão 3G é a terceira geração de padrões e tecnologias de comunicação móvel, que veio substituir o padrão 2G. É baseado na família de normas da União Internacional de Telecomunicações (UIT), no âmbito do Programa Internacional de Telecomunicações Móveis (IMT-2000).

A tecnologia 3G permite que os operadores de rede móvel ofereçam aos seus utilizadores um conjunto muito avançado de serviços pelo fato da maior capacidade de rede resultante da grande melhoria na eficiência espectral. Entre os serviços, temos o serviço de voz e a transmissão de dados a longas distâncias, tudo em ambiente móvel. Normalmente, são fornecidos serviços com taxas de 5 a 20 megabits por segundo.

Ao contrário das redes definidas pelo padrão IEEE 802.11, as redes 3G permitem telefone móvel de longo alcance e evoluíram para incorporar redes de acesso à Internet em alta velocidade e vídeo chamadas. As redes IEEE 802.11 (mais conhecidas como Wi-Fi ou WLAN) são de curto alcance e ampla largura de banda e foram originalmente desenvolvidas para redes de dados, além de não possuírem muita preocupação quanto ao consumo de energia, aspecto fundamental para aparelhos que possuem pouca autonomia energética.

Características

A característica fundamental da tecnologia móvel 3G é suportar um número maior de clientes de voz e dados, especialmente em áreas urbanas, além de maiores taxas de transmissão de dados a um custo incremental menor que na 2G.

Esta tecnologia utiliza o espectro de radiofrequência em bandas identificadas, fornecidas pela ITU-T para a Terceira Geração de serviços móveis IMT-2000, e depois licenciadas para as operadoras.

4G é a nova geração de comunicações móveis que vem complementar e incrementar a tecnologia 3G com maior velocidade, maior largura de banda e melhor qualidade de rede. A rede 4G (4ª Geração Móvel) é também conhecida por LTE (Long Term Evolution) e permite aceder à internet em mobilidade com velocidades de download de até 100 Mbps. Imagine-se a utilizar a internet em qualquer lugar com uma velocidade 5 vezes superior à que existe atualmente!

A tecnologia 4G vai oferecer serviços baseados em banda larga móvel tais como Multimedia Messaging Service (MMS), video chat, mobile TV, conteúdo HDTV, Digital Video Broadcasting (DVB), serviços básicos como voz e dados, sempre no conceito de uso em qualquer local e a qualquer momento. Todos os serviços deverão ser prestados tendo como premissas a otimização do uso de espectro, troca de pacotes em ambiente IP, grande capacidade de utilizadores simultâneos, banda mínima de 100 Mbit/s para usuários móveis e 1 Gbit/s para estações fixas, interoperabilidade entre os diversos padrões de redes sem fio.

A compra das frequências que permitem aos operadores iniciar a comercialização de serviços móveis de quarta geração (4G) realizou-se em novembro de 2011 e os operadores já entregaram à Anacom o pagamento, mas só em março de 2012 deveram ter acesso às licenças que lhes permitirão iniciar as operações.

A decisão que atrasa a entrega das licenças aos operadores móveis refere-se apenas ao espectro na faixa dos 2,1 e 2,6 GHZ, que permite a utilização da tecnologia de quarta geração móvel. Mas a faixa dos 800 MHz, na qual os operadores vão apostar para conseguir maior cobertura geográfica do país, só deve ser libertada a partir do final de abril, com o fim das emissões analógicas de televisão que atualmente ocupam esse espectro. 

Fonte: wikipedia

Autor: Luís Filipe
Data: 2012-02-07


Contato: mail@artigosenoticias.com   |   SAPO MAIL   |   HOTMAIL  |   GMAIL